sábado, 8 de dezembro de 2012

Cheiro de terra molhada


Foi um longo período sem chuva. Da última vez que choveu, ela mal pôde observar a chuva. Nem pôde sentir suas dores se aplacarem com a água trazida do céu. E isso já fazia tanto tempo...

Aqueles primeiros dias de dezembro não davam nenhum indício de chuva. Eram dias longos, quentes, secos, exaustivos. Ela estava exaurida. Cada vez que olhava para o céu, sentia-se ainda pior diante de tanta claridade e de tanto azul. Estava tão acostumada com o cinza que seus olhos doíam quando via um colorido.  

Naquele dia, no entanto, o céu estava diferente, estava mais bonito. Estava cinza. O vento fresco anunciava chuva. E a trouxe. Um trovão. Um relâmpago. Uma expectativa. A chuva. O momento mais sublime dos últimos tempos.

Sentada à janela, apoiou o queixo com a mão e fechou os olhos. Sentiu o cheiro que trazia de volta a sua infância. Lembrou dos banhos de chuva e do quanto se sentia bem com isso. A chuva, que suavemente tocava o chão, trouxe a calma tirada por tantos dias de sol. “A saudade tem cheiro de terra molhada”, pensou ela enquanto abria lentamente os olhos.

Precisava sair daquela sala fechada. Precisava sentir a chuva. Caminhou até a porta e saiu. Sentiu a chuva tocar sua pele. Sentiu cada gota escorrendo pelo corpo e levando embora toda aquela angústia, todo aquele peso, toda aquela sensação de cansaço, todo aquele pesar. Sentia-se purificar.

E naquela tarde caminhou sob o céu nublado e choroso, sem pressa. “Que chova aqui dentro tanto quanto chove aqui fora”. Cheiro de terra molhada, jeito de alma lavada. E o cinza dos seus olhos se confundiu com o cinza do céu.

2 comentários:

  1. Amo a chuva porque me traz exatamente essa sensação, de purificação.

    Sinto-me estranha, quem sabe triste, quando olho pro seu céu azul manchado de branco, tão lindo, mas que não combina comigo. :( talvez porque não combine também com "o cinza dos meus olhos".

    Lindas palavras, as always!
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Pois é. E tem gente que diz que dia bonito é dia com sol.
    Abraços.@AnonimoFamoso

    ResponderExcluir