sábado, 11 de fevereiro de 2012

Conjugando verbos da vida

Aula 1 – Verbo “amar”

Existem verbos que são difíceis de serem conjugados. Muitos deles apresentam irregularidades complexas. “Amar”, por exemplo, é um verbo muito irregular. Há quem o conjugue perfeitamente bem, esquecendo-se, no entanto, da primeira pessoa do plural. “Eu amo”, “tu amas”, "ele ama", “vós amais” e “eles amam” (observe que “nós” não foi incluso na conjugação). Outros, ao que parece, faltaram às aulas de Português e sequer sabem conjugar este verbo tão essencial à vida. 

Há aqueles sujeitos que se esquecem das regras de concordância verbal, de acordo com as quais a conjugação “amamos” adequa-se apenas ao sujeito “nós”, jamais concordando com “eu”. “Nós nos amamos” e não “eu nos amamos”, certo? A aplicação correta desta regra de concordância evita erros ortográfico-amorosos e contribui para a fluência na leitura da estória da vida.

Há, ainda, sujeitos que conjugam “amar” como Verbo Intransitivo, sem apresentar um complemento, e ocultando o sujeito da oração. Gramaticalmente, está correto dizer “Amo”. Neste caso, o sujeito oculto pode ser facilmente identificado pela conjugação verbal - eu. No entanto, falta um complemento ao verbo: não se sabe quem é amado. Mas, convenhamos: muitas vezes é melhor que amar seja Verbo Intransitivo, para evitar erros de interpretação do enunciado e não cair nas armadilhas da Língua Portuguesa. 
Nem nas armadilhas do coração. 

É preciso aprender as regras da sintaxe para que nenhum dos sujeitos fique sem conjugação e sofra por causa de um substantivo abstrato. 



5 comentários:

  1. Que gêniaaaaa!!!! Adorei essa "Sintaxe do Amor".
    Pena que a primeira pessoa do plural não aparece, né? =(

    ResponderExcluir
  2. Anda cada dia mais difícil conseguir e achar quem consiga conjugar esse tal verbo. Adoro essas brincadeiras feitas com a nossa língua, a mistura do Português com a vida, já que ele é vida também. Já me arrisquei a escrever algo do tipo, um dia posto, quem sabe. Porém, nunca conseguiria fazer tal coisa com tanta destreza. Você ama as palavras e sabe conjugar esse verbo muito bem, tão bem, que às vezes se machuca. Beijo, Dani. Cuide-se.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Adorei o modo das regras colocadas (muito bem, aliás) com o assunto. Além de tudo, um texto muito bonito. Parabéns, Dani.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Texto excelente. Sugiro que você estenda essa ideia (não o texto, o texto tem o tamanho ideal para o assunto)com mais verbos ou situações similares.

    ResponderExcluir